Chuva, arco-íris e a divindade Òsùmarè/Oxumarê
Nos candomblés afro-brasileiros a divindade vodum da antiga Daomé (atual Benin) faz sua dança no arco-íris chegando na terra através da combinação entre chuva e raios de sol. Nas nações Jeje é conhecida como o vodum Dangbe, a serpente sagrada (macho-fêmea). Em Jeje-nagô é uma espécie de Vodum-Orixá. Nas nações de ketu traz o nome de Òsùmarè (orisá), divindade masculina que representa o arco-íris e uma cobra envolta que carrega água do rio aos céus e água dos céus ao rio (terra). Amigo das divindades Sangò(fogo), pois carregou água do rio ao palácio desse Obá(Rei) e de Orumilá(sabedoria/pai dos segredos e dos destinos), pois é conhecido também como Babalawô(pai do segredo) do Orun. Na nação angola carrega uma relação com o Inksi Hongolo ou Angorô, também representa uma cobra colorida e o arco-íris! Nas Umbandas, em algumas casas, traz uma representação com a divindade bantu-jeje-nagô, e, por outro lado, outras casas a associam como uma Oxum.
Nos candomblés afro-brasileiros a divindade vodum da antiga Daomé (atual Benin) faz sua dança no arco-íris chegando na terra através da combinação entre chuva e raios de sol. Nas nações Jeje é conhecida como o vodum Dangbe, a serpente sagrada (macho-fêmea). Em Jeje-nagô é uma espécie de Vodum-Orixá. Nas nações de ketu traz o nome de Òsùmarè (orisá), divindade masculina que representa o arco-íris e uma cobra envolta que carrega água do rio aos céus e água dos céus ao rio (terra). Amigo das divindades Sangò(fogo), pois carregou água do rio ao palácio desse Obá(Rei) e de Orumilá(sabedoria/pai dos segredos e dos destinos), pois é conhecido também como Babalawô(pai do segredo) do Orun. Na nação angola carrega uma relação com o Inksi Hongolo ou Angorô, também representa uma cobra colorida e o arco-íris! Nas Umbandas, em algumas casas, traz uma representação com a divindade bantu-jeje-nagô, e, por outro lado, outras casas a associam como uma Oxum.
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